POEMAS AO ACASO

Poema ao acaso

Friedrich Nietzsche

Para ver uma estrela cintilante é preciso ter um caos dentro de si

Não fiques nos baixios.
Não subas às alturas.
O mais belo mirante do mundo
está no meio da encosta.

Se aspiras à glória, considera isto: renuncia a tempo, espontaneamente, à honra.

Esta vida que vives agora e que já viveste, deverás vivê-la mais uma vez e inumeráveis vezes ainda; e não haverá nada de novo nela, mas cada dor, cada prazer, cada pensamento e cada suspiro, e tudo que existe de indizivelmente pequeno e grande na tua vida deverá retornar a ti.

Não te estufes: a menor picada te esvaziaria.

Eu sou uma banheira transbordando sentimento. E não tem ninguém pra fechar a torneira.

Quando se põe o centro de gravidade da vida, não na própria vida, mas no além, no nada, tira-se desta vida toda a gravidade. A grande mentira da imortalidade pessoal destrói toda a razão, toda a natureza que há na própria vida e tudo que gera a beleza, que é benéfico, que propicia a vida e garante o futuro. Quando o centro da gravidade da vida é colocado no além somos despertados para ter desconfiança; a viver de qualquer maneira e isto se torna o sentido da vida.

Quem quiser colher da vida felicidade e deleite só tem de se desviar sempre da cultura superior.

É preciso saber perder-se quando queremos aprender algo das coisas que nós próprios não somos.

Nome da mãe da moral: medo.

Aquilo que se faz por amor, parece ir sempre além dos limites do bem e do mal.

As paisagens insignificantes existem para os grandes paisagistas; as paisagens raras e notáveis são para os pequeno.

O filósofo, como o entendo, é um explosivo terrível na presença do qual tudo está em perigo.

Não poríamos a mão no fogo pelas nossas opiniões: não temos assim tanta certeza delas. Mas talvez nos deixemos queimar para podermos ter e mudar as nossas opiniões.

Não há nada que deprima mais o ser humano (mais depressa) do que a paixão do ressentimento.

Se se quer ser alguém, deve venerar-se a própria sombra.

Tudo é precioso para aquele que foi, por muito tempo, privado de tudo.

Fiquei magoado, não por me teres mentido, mas por não poder voltar a acreditar-te.

Os erros de grandes homens... são mais fecundos que as verdades de pequenos.

O verdadeiro homem quer duas coisas: perigo e jogo. Por isso quer a mulher: o jogo mais perigoso.

O amor é o estado no qual os homens têm mais probabilidades de ver as coisas tal como elas não são.

A consciência é a última e mais tardia evolução da vida orgânica e, por conseguinte, o que nela existe de menos acabado e de mais frágil.

O homem é definido como um ser que evolui, como o animal é imaturo por excelência.

Não posso acreditar num Deus que quer ser louvado o tempo todo.

Logo que, numa inovação, nos mostram alguma coisa de antigo, ficamos sossegados.

Os métodos são as verdadeiras riquezas.

Há uma exuberância na bondade que parece ser maldade.

Há uma inocência na mentira que é o sinal da boa fé numa causa.

A vaidade dos outros só vai contra o nosso gosto quando vai contra a nossa vaidade.

Às vezes, por amor à humanidade, abraça-se um ser qualquer (porque não se pode abraçar toda a gente): mas é precisamente isto que não se deve revelar ao tal ser qualquer...

No elogio há mais impertinência do que na censura.

Em homens duros a intimidade é questão de pudor - e algo de precioso.

É verdade que se mente com a boca; mas a careta que se faz ao mesmo tempo diz, apesar de tudo, a verdade.

O amor revela as qualidades sublimes e ocultas do que ama, - o que nele há de raro, de excepcional: nesse aspecto facilmente engana quanto ao que nele há de habitual.

´O nosso próximo não é o nosso vizinho, mas o vizinho deste' - assim pensam todos os povos.

Os poetas são impudicos para com as suas vivências: exploram-nas.

Logo que comunicamos os nossos conhecimentos, deixamos de gostar deles suficientemente.

Não é só a razão, mas também a nossa consciência, que se submetem ao nosso instinto mais forte, ao tirano que habita em nós.

A idéia do suicídio é uma grande consolação: ajuda a suportar muitas noites más.

O sentido do trágico aumenta e diminui com a sensualidade.

A objeção, o desvio, a desconfiança alegre, a vontade de troçar são sinais de saúde: tudo o que é absoluto pertence à patologia.

Não basta ter-se talento: é preciso ter-se o vosso assentimento para o possuir, - não é verdade, meus amigos?

Levar insidiosamente o próximo a uma boa opinião de nós e, depois, acreditar piamente nessa boa opinião: quem consegue imitar nesta habilidade as mulheres?

Quem luta com monstros deve velar por que, ao fazê-lo, não se transforme também em monstro. E se tu olhares, durante muito tempo, para um abismo, o abismo também olha para dentro de ti.

Comparando no seu conjunto homem e mulher pode dizer-se: a mulher não teria engenho para se enfeitar se não tivesse o instinto do papel 'secundário' que desempenha.

Se uma mulher tem inclinações eruditas é porque, em geral, há algo de errado na sua sexualidade. A esterilidade predispõe a uma certa masculinidade do gosto; é que o homem, com vossa licença, é de fato 'o animal estéril'.

A nossa vaidade gostaria que o que fazemos melhor fosse considerado como aquilo que mais nos custa. Para explicar a origem de certas morais.

Na vingança e no amor a mulher é mais bárbara do que o homem.



























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